No Discussion

Saturday, May 19, 2007

No Discussion Bou't Culture 2

Dica de Livro: As Vinhas da Ira, de John Steinbeck

Na verdade, já li esse livro a bastante tempo, mas sempre que me sobram meia dúzia de minutos eu volto a ele. É a história de uma família de Oklahoma que é expulsa da fazenda que arrendava a várias gerações durante a Grande Depressão (que não é o decote da Monica Belluci em "Matrix Reloaded"). Os pobres americanos subalimentados juntam-se ao filho que sai da cadeia em liberdade condicional (ou "livramento condiciona", como eles falam) e migram para a Califórnia, que era como uma Terra Prometida daquela época. O autor entremeia a saga da família com historietas sobre todos os arrendatários que fizeram o mesmo percurso, passando por toda sorte de humilhações e privações durante a jornada.
Uma história absurdamente bem-escrita, personagens ótimos e enredo envolvente fazem o livro passar longe da panfletagem socialista (Steinbeck de fato nunca foi marxista, inclusive apoiou a Guerra do Vietnã). Podem ler sem medo.

2 Comments:

  • boa pedida...
    agora vo te contar; to lendo um livro sobre guerras...guerras em geral tipo desde primeira guerra mundial ate essas dos dias atuais...kct! que livro chato! quando quero dormir, começo a ler! Ou seja, ja tem uns 3 meses q estou lendo e mal mal passei da pagina 100
    =/

    By Blogger Filipe S. Martins, at 12:09 AM  

  • Pois é.

    No Discussion ampliando os horizontes intelectuais da juventude bronzeada e formadora dw opinião desse Brasil.

    By Blogger Vitor, at 4:05 PM  

Post a Comment

<< Home