No Discussion

Tuesday, April 24, 2007

No Discussion Bou't Culture

Dica de Livro: O Sol também se Levanta, de Ernest Hemingway (fale isso três vezes bem rápido. Isso. Agora com a boca cheia de farofa...)

É bom. Nada espetacular, mas uma história que me proporcionou uma boa diversão durante as aulas de Eletrônica Básica 2 e Controle Automático 1.

Basicamente, conta a história de um americano que perdeu os colhões (literalmente) na 1° Guerra e agora vive em Paris, embebedando-se com seus amigos alcoólatras. Entre esses amigos está uma Inglesa divorciada, e os dois estão apaixonados (dentro do limite de um romance realista. Pelo menos creio que é realista, sou péssimo nessas coisas). Apesar do interesse mútuo, eles não conseguem concretizar o amor por causa do "problema" do protagonista. Interessante dizer que a inglesa é praticamente ninfomaníaca. Sacaram a ironia? Não? Bem, esqueçam. Nosso grupo de pés-inchados vão à Espanha para acompanhar as corridas de touros de Pamplona e aproveitam para beber à beça e conversar sobre várias futilidades. Não chega a ser uma história bonita ou comovente, mas tem seus bons momentos (sempre cômicos. Pelo menos eu ri...)

Fato a se notar é que o personagem mais próximo do antagonismo é judeu, sendo por isso (por isso também, na verdade), escorraçado pelos demais. Preciso verificar se havia algo de anti-semita em Hemingway, embora não importe muito.

Ah sim, não tenho a menor idéia do porquê do título ser "O Sol também se Levanta". Deve ser mais um dos casos em que o escritor deixou pra pensar num título na última hora:

Cotação: Três comprimidos de Viagra, de cinco possíveis (Trademark Chico Barney)

5 Comments:

  • Ah meu amigo, na hora H da-se um jeito!

    quero uma ninfomaniaca pra mim!

    By Anonymous Anonymous, at 7:20 PM  

  • estranho esse lance do "quase ninfomaniaca"..seria 75% soh?

    bem q eu queria uma dessas hehehehe

    By Blogger Filipe S. Martins, at 4:36 AM  

  • Ela é "quase" ninfomaníaca porque só deu pra três personagens no livro inteiro...o legal é que o nosso "desbolado" herói arranja altas fodas pra nossa amiguinha tarada...

    By Blogger Vitor, at 10:18 PM  

  • cara, se ele perdeu os colhões não faz diferença, os bagos não então na hora!

    By Blogger Rueda, at 12:42 PM  

  • novo não, só com outro nome, o endereço continua o mesmo

    By Blogger Rueda, at 7:42 PM  

Post a Comment

<< Home