No Discussion

Monday, January 02, 2006

Resenha Cultural - O Guia do Mochileiro das Galáxias (Filme)

Isso, o No Discussion tem utilidade sim!

Bom, acho que preciso dizer que sou fã do livro. Muito mesmo. Ou seja, qualquer coisa que fosse inferior ao romance me decepcionaria. Então, ao saber que o filme tinha ficado fraco, relutei em assistir. Daí colegas que não leram o livro disseram que o filme não era tão ruim. Com coragem redobrada, arranjei o DVD.

Tipo, o início é perfeito. Pega bastante daquele sarcasmo britânico que é a chave do livro. A primeira hora da película (apesar de ser um DVD, todo mundo fala assim, vai saber...) é bem cômica, com destaque para o "musical" dos golfinhos.

Depois o filme vai perdendo a graça. A entrada do personagem Humma Kavula, que foi feito especialmente para o filme, é muito rápida, e ele sai praticamente sem cenas. Parece que o botaram ali só para constar.

Depois vem o maior sacrilégio. O "Guia..." nunca foi uma comédia romântica. Não há menção de um possível envolvimento entre Arthur Dent e Trillian. Então por que o pessoal do filme inventou de botar isso? O livro é muito mais baseado no absurdo das situações e dos diálogos no que no relacionamento entre personagens. O Pior é que vira uma comédia romântica chata e cheia de clichês.

Daí vem o clímax do filme, totalmente modificado, e infelizmente para pior. Conclusão: Ao invés de gastar 5 reais alugando o DVD, junte mais 15 e passe na livraria. Vale muito mais a pena.

4 Comments:

  • Livros são sempre melhores, imaginamos os personagens, filmes castram a imaginação. Adoro vc.

    By Anonymous Anonymous, at 5:57 PM  

  • Acho que nem sempre. Se o livro for meio fraco o filme tende a ser mais melhor. Acho que "O Alquimista" e "O Código da VInci" serão filmes muito melhores que os livros. E claro, adoro você também!

    By Blogger Vitor, at 10:00 PM  

  • Tentei, eu juro que tentei leo o código da Vinci, e não deu certo, o livro não prendeu minha atenção, o mesmo acontecerá com o filme, eu sei, agora, o Alquimista, não achei o melhor dele, mas, tragável.

    By Anonymous Anonymous, at 8:17 AM  

  • "O Código..." eu até terminei. Mas o excesso de clichês dele me enervava, sem falar na prosa a la João Kléber, cortando uma cena para "ganhar a audiência".
    Já "O Alquimista", que foi o único do P. Coelho que eu tentei ler, gostei não. Lição de moral já bastam os filmes de época de Natal. E Literatura de auto-ajuda não me atrai mesmo.

    By Blogger Vitor, at 11:04 AM  

Post a Comment

<< Home